O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) é uma iniciativa em Portugal que tem como objetivo promover a transformação digital no sistema educativo, assegurando que as escolas, professores e alunos adquiram as competências necessárias para integrar as tecnologias digitais de forma eficaz e crítica no processo de ensino e aprendizagem.

Este plano insere-se na Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Digital das Escolas e tem como principais objetivos:

1. Desenvolver competências digitais de alunos e professores, promovendo a literacia digital e o uso de ferramentas tecnológicas no ensino.
  2. Modernizar as infraestruturas tecnológicas das escolas, garantindo o acesso a equipamentos, redes e recursos digitais adequados.
  3. Integrar tecnologias e ferramentas digitais no currículo escolar e nas práticas pedagógicas, assegurando que a aprendizagem seja mais dinâmica, inclusiva e ajustada às exigências do século XXI.
  4. Promover a formação contínua dos professores para que possam utilizar e implementar recursos digitais nos processos de ensino, sendo também agentes de mudança na digitalização das escolas.

O PADDE incentiva ainda o envolvimento da comunidade educativa e a criação de uma cultura digital nas escolas, com o intuito de preparar os alunos para os desafios da sociedade atual e futura, onde as competências digitais desempenham um papel crucial.

Para aceder e consultar o documento, clique na imagem seguinte.