A educação é um dos pilares fundamentais para promover o desenvolvimento de uma sociedade justa, equitativa e inclusiva. A instituição escolar desempenha um papel crucial, não apenas na transmissão de conhecimento, mas também, como afirma José Pacheco, como “um espaço de construção de conhecimento e de formação de cidadãos críticos e participativos”.

O Agrupamento de Escolas de Alcoutim tem como missão prestar à comunidade um espaço de inclusão e universalidade, onde todos os alunos, independentemente das suas características, capacidades e contextos, possam desenvolver plenamente o seu potencial. Como Pacheco refere, “incluir não é colocar todos no mesmo espaço, mas garantir que cada um encontre o seu lugar”.

Com base nesta abordagem humanista e inclusiva, comprometemo-nos a promover um sistema educativo justo, equitativo e de qualidade, tendo como objetivo primordial assegurar o sucesso escolar e o desenvolvimento integral de todos os nossos alunos.