Quem foi o Prof. Joaquim Moreira?

Biografia do Professor Joaquim Moreira

O Professor Joaquim Fernandes Pinheiro Moreira, nascido a 14 de abril de 1927 em Salvaterra do Extremo (Idanha-a-Nova), destacou-se como uma figura central no ensino e no desenvolvimento da comunidade de Martim Longo, no concelho de Alcoutim. Aos 11 anos, ingressou no Seminário de Alcains e, aos 25 anos, formou-se em Teologia. Em 1954, foi ordenado sacerdote. No ano seguinte, foi nomeado pároco do Ameixial (concelho de Loulé) e, dois anos depois, transferiu-se para o concelho de Alcoutim, tornando-se responsável pelas paróquias de Alcoutim, Pereiro e Giões, onde desempenhou várias funções religiosas e educacionais.

Em 1969, passou a acumular as funções de pároco de Martim Longo e Vaqueiros, até 1974, altura em que deixou de exercer o sacerdócio.

Percebendo o elevado analfabetismo na região, Joaquim Moreira dedicou-se ao ensino, criando iniciativas como a Telescola, que permitiu o alargamento do ensino primário para jovens das zonas rurais. Em 1966/67, obteve o alvará para a criação do Posto Particular da Telescola em Giões. Ao longo da sua carreira, foi responsável por ensinar e apoiar inúmeras crianças, promovendo melhorias nas infraestruturas escolares.

Em 1974, deixou o sacerdócio e casou-se, mantendo, contudo, o seu compromisso com a educação. O seu trabalho e dedicação à comunidade levaram à atribuição da Medalha de Mérito – Grau Prata, pela Câmara Municipal de Alcoutim, em 1997.

Foi também responsável pelo aparecimento dos primeiros transportes escolares no concelho de Alcoutim.

Faleceu em Vila Real de Santo António a 7 de novembro de 2003. Após a sua morte, foi homenageado com a atribuição do seu nome à Escola Básica de Martim Longo, em 2011.

Joaquim Moreira foi uma figura inspiradora, reconhecida pelo seu contributo para a elevação do nível educacional e social no concelho de Alcoutim, deixando um legado profundo que permanece vivo na memória da comunidade.