Alunos do 9.º ano participam no Projeto MUDA_TT+ para valorizar produtos locais na Feira da Perdiz

O projeto MUDA_TT+, dedicado à valorização e promoção de produtos locais, deu início às suas atividades com um primeiro encontro online, no qual Nuno Catarino, o responsável deste projeto, e os alunos do 9º ano conversaram sobre os objetivos e metas da iniciativa. Durante a sessão, foi explicado aos alunos que o projeto procura incentivar o conhecimento e a valorização dos produtos tradicionais da região, bem como aproximar as gerações mais jovens das práticas e saberes locais.

Após a apresentação, Nuno Catarino lançou o primeiro desafio do projeto. Este propôs aos alunos que identificassem e explorassem produtos típicos da zona, recolhendo informações sobre as suas características, sazonalidade, métodos de produção (se necessário) e a origem desses produtos, com destaque para os pequenos produtores locais. O mel foi mencionado como exemplo, mas os alunos foram incentivados a investigar outros produtos. Além disso, foi-lhes sugerido que pensassem numa receita doce utilizando esses produtos, questionassem adultos e familiares por receitas antigas que incluíssem esses ingredientes.

Numa sessão presencial realizada posteriormente, o responsável do projeto visitou a escola para acompanhar o progresso do desafio, onde os alunos apresentaram as “descobertas” que tinham feito. 

 Nuno Catarino falou com eles sobre o trabalho realizado e realçou ainda a importância das informações recolhidas para a Feira da Perdiz, que ocorrerá em novembro na localidade e onde o trabalho dos alunos será apresentado por um chef. Este evento, que celebra os produtos e saberes da região, contará com um momento especial: um showcooking dedicado a um dos produtos selecionados pelos alunos, e todos os alunos foram convidados a assistir.

Esta iniciativa do projeto MUDA_TT+ visa promover o uso de ingredientes locais e sensibilizar os jovens sobre a preservação das tradições e dos sabores regionais, valorizando os produtos locais. Além disso,  proporcionar aos alunos uma experiência mais próxima ao setor primário, permitindo que estes enriqueçam os seus conhecimentos sobre a origem dos alimentos, ao mesmo tempo que os envolve em práticas sustentáveis e na valorização do trabalho dos produtores locais.

O próximo desafio, e talvez o mais aguardado, será assistir e até participar no showcooking ao vivo, no próximo dia 17 de novembro, onde os alunos terão a oportunidade de assistir e até participar na preparação de um prato especial. Para este evento, o chef convidado trará uma “caixa mistério”, contendo o ingrediente local escolhido pelos alunos.