O projeto “Avós do Coração” promove a intergeracionalidade, estabelecendo uma ligação entre crianças e idosos.
O crescimento da população com mais de 65 anos de idade e a redução do número de jovens constituíram tendências marcantes das últimas décadas, no concelho de Alcoutim. Se por um lado, observamos a longevidade como uma vitória em termos de saúde pública, por outro, assistimos a uma forte redução da natalidade. Estas alterações possuem repercussões no contexto familiar e social atual, onde crianças e pessoas idosas tendem a viver em mundos separados.
O projeto “Avós do Coração” surge com o intuito de explorar a temática da intergeracionalidade como alicerce de uma comunidade. Um projeto socioeducativo que pretende estabelecer o diálogo/convivência entre crianças e idosos, servindo necessidades individuais, e oferecendo benefícios a todos os seus participantes, através do intercâmbio de vivências e experiências entre ambas as gerações. “Os avós do coração”, promove uma ação que incentiva a exploração do mundo, proporcionando contextos facilitadores do envelhecimento e do crescimento infantil, e convocando a oportunidade de confronto com a diferença física e cultural dos dois grupos envolvidos.
Atividades desenvolvidas
Dia Internacional do Idoso
Nos dias 1 e 3 de outubro, os alunos do 1.º ciclo celebraram o Dia Internacional do Idoso ao participarem na iniciativa intergeracional “Os Avós do Coração”. Este projeto tem como objetivo fortalecer a convivência entre crianças e idosos, promovendo o intercâmbio de experiências e o diálogo entre gerações.
Os alunos visitaram o Lar e o Centro de Dia de Martim Longo, bem como o Lar e Centro de Dia de Alcoutim, que abriram as portas para os receber com carinho. Durante a visita, houve momentos de afeto, declamação de poemas, abraços e palavras de carinho. Crianças e idosos partilharam um dia repleto de emoções, afinal “amor gera amor”.
A iniciativa surge como resposta às tendências demográficas do concelho, marcado pelo envelhecimento da população e pela diminuição do número de jovens. O projeto visa aproximar estas duas gerações, muitas vezes distantes no dia a dia, criando um ambiente que valoriza tanto o crescimento infantil como o envelhecimento.
As fotografias do evento refletem a pureza e profundidade dos sentimentos partilhados, evidenciando o sucesso da iniciativa e a importância de manter viva a ligação entre diferentes gerações.