Projetos / Atividades

Projeto MAGOS

A plataforma MAGOS é uma ferramenta digital desenvolvida para apoiar o processo de ensino e aprendizagem, sendo utilizada por professores para facilitar a gestão e personalização das atividades educativas. A plataforma utiliza a gamificação para motivar os alunos, transformando as aulas em ambientes mais autónomos, colaborativos e envolventes. Através da ludificação e da tecnologia, o MAGOS promove uma aprendizagem mais dinâmica, incentivando a participação ativa dos alunos e facilitando o desenvolvimento de competências de forma motivadora.

Em atualização.

Em atualização

O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da Republica dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, que tem como objetivo promover a participação cívica e política dos jovens.

Clique aqui para mais informações

O projeto “Literacia para a Floresta” é um projeto de educação ambiental, de âmbito nacional, da LPN – Liga para a Proteção da Natureza, que visa ligar a Escola à Natureza, incentivando alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, a descobrir a Floresta, os seus valores, habitats, espécies e ameaças, mas também tende a capacitá-los e a estimular o seu raciocínio, espírito crítico e a aprendizagem no exterior.

O projeto  vai ao encontro ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que preconiza que: ” Perante os outros e a diversidade do mundo, a mudança e a incerteza, importa criar condições de equilíbrio entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico. Trata-se de formar pessoas autónomas, responsáveis e cidadão ativos.”

Clique aqui para mais informações

O projeto “Avós do Coração” promove a intergeracionalidade, estabelecendo uma ligação entre crianças e idosos.

O crescimento da população com mais de 65 anos de idade e a redução do número de jovens constituíram tendências marcantes das últimas décadas, no concelho de Alcoutim. Se por um lado, observamos a longevidade como uma vitória em termos de saúde pública, por outro, assistimos a uma forte redução da natalidade. Estas alterações possuem repercussões no contexto familiar e social atual, onde crianças e pessoas idosas tendem a viver em mundos separados.

O projeto “Avós do Coração” surge com o intuito de explorar a temática da intergeracionalidade como alicerce de uma comunidade. Um projeto socioeducativo que pretende estabelecer o diálogo/convivência entre crianças e idosos, servindo necessidades individuais, e oferecendo benefícios a todos os seus participantes, através do intercâmbio de vivências e experiências entre ambas as gerações. “Os avós do coração”, promove uma ação que incentiva a exploração do mundo, proporcionando contextos facilitadores do envelhecimento e do crescimento infantil, e convocando a oportunidade de confronto com a diferença física e cultural dos dois grupos envolvidos.

Clique aqui para saber mais informações

A Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social de crianças.

O projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa de solidariedade de âmbito nacional e de empreendedorismo social, que desafia crianças de todo o país a escrever histórias para ajudarem outras crianças. Esta iniciativa promove a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade.

Clique aqui para obter mais informações